Sobre

Tudo começou com a curiosidade de entender como coisas funcionam — e como poderiam funcionar melhor. A formação em Engenharia de Produção trouxe a estrutura e o raciocínio lógico. O mergulho no Design de Produto adicionou sensibilidade, empatia e forma. Mais adiante, a especialização em Gestão do Design, no IED em Barcelona, abriu portas para pensar sistemas complexos com foco estratégico.

E foi nesse Master, em 2008, ao participar da primeira conferência global de Design de Serviço, que veio o clique: havia uma nova forma de pensar negócios, com o ser humano no centro e o design como motor de transformação. Um ano depois, nascia a Livework no Brasil — primeira consultoria 100% dedicada a Service Design no país, uma filial da primeira empresa que colocou essa disciplina em prática, em Londres, em 2001.

Desde então, foram centenas de projetos, conduzidos para empresas que tocam o cotidiano de milhões de pessoas. Bancos, hospitais, companhias aéreas, indústrias, varejistas. Cada desafio foi uma oportunidade de aplicar e evoluir práticas de Design Thinking, Experiência do Cliente (CX), Inovação, Transformação Organizacional, e outros temas tangenciais. Sempre com um princípio claro: inovar com propósito, servir com consistência, gerar valor com empatia, trazer resultado para as empresas.

A trajetória também passou pelas salas de aula. Ainda em 2010, criei o primeiro curso de Design Thinking da América Latina, que seguiu firme e forte até o começo da pandemia (e momento em que me tornei pai pela primeira vez). Vieram livros (entre eles o best-seller Design Thinking Brasil), artigos, palestras em grandes eventos no Brasil e no exterior. Ajudar a disseminar o pensamento do Design (que vai além do estereótipo da estética), provocar líderes e inspirar organizações a colocarem o foco no cliente para inovarem e melhorarem a qualidade de seus serviços virou parte essencial da minha missão.

Hoje, o trabalho se estende além dos projetos. Escalar a Livework e seguir promovendo a elevação de serviços para clientes externos e internos (colaboradores). Formar equipes, estruturar estratégias de crescimento, repensar a cultura de empresas e contribuir para que o design seja cada vez mais reconhecido como alavanca de negócio. O foco continua sendo o mesmo: transformar experiências por meio de melhores serviços — e, como consequência quase natural, transformar organizações.


Experiência relevante

2010-AtualSócio-fundador da Livework em São Paulo
2010Criador do 1º curso de Design Thinking da América Latina na ESPM-SP
2011Autor de Design Thinking Brasil, 1º livro sobre Design Thinking escrito em português
2012-2015Co-fundador da EISE (Escola de Inovação em Serviços) (vendida em 2015)
2013Co-fundador do capítulo brasileiro da Service Design Network
2017-2024Júri do prêmio Service Design Award da SDN
2023Co-presidente do evento global Serv.Des, realizado pela 1ª vez no hemisfério Sul
2024Professor referência da Pós Digital da PUC-PR em Liderança Ágil
2024Professor de Tipologia e Economia de Serviços na Instituição de Ensino Albert Einstein

Professor e palestrante

Professor convidado em instituições internacionais como Parsons New School (Nova Iorque, EUA), SCAD (Savannah, EUA), Universitait Twente (Holanda), Universidad Católica (Santiago, Chile), e Brasileiras UFSC, UFRJ, PUC-PR, Faculdades Rio Branco, Univille, ESPM, Fundação Dom Cabral, entre outras.
Palestrante de eventos no Brasil e fora, como 2x no Congresso Global de Design de Serviço (San Francisco e Nova Iorque, EUA), Marketers (Uruguai), ICARE (Santiago, Chile), Serv.Des (Melbourne e Rio de Janeiro), entre outros.

Fluente em português, espanhol e inglês.


Educação

2008Master em Design Management (Istituto Europeo di Design, Barcelona)
2002-2006Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (UDESC)
2003-2006Graduação em Design de Produtos (UNIVILLE)
2001-2001Graduação em Ingenieria Civil Industrial (Universidad de Los Andes, Chile) (incompleta)

Outros cursos

Outros Curso Quality Services na Disney University
Curso de Imersão na Zappos Insights